sexta-feira, 12 de março de 2010

PRATIQUE ESPORTE

Benefícios do Xadrez

O xadrez não é só um jogo, não é só uma arte e nem é só uma ciência. O xadrez é a mistura de todos estes elementos. E é por esse e por muitos outros motivos que o xadrez é considerado uma ótima matéria para ser aplicada na escola. Você deve estar perguntando no que o xadrez influência na educação?

O Xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo , abaixo apenas do futebol. É um grande impulsionador da imaginação , que também contribui para o desenvolvimento da memória , da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio . Foi constatado que o Xadrez desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória , mostrando que a derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso.

* O Xadrez estimula a atividade intelectual e estabiliza a personalidade de crianças e jovens durante seu crescimento. Isso é evidente, sobretudo, na puberdade: crianças que jogam Xadrez apresentam menos crises decorrentes das transformações dessa fase etária do que as que não jogam.
* O raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável nos casos da Física e da Matemática.
* Em aspectos gerais, os alunos que jogam Xadrez apresentam nítida superioridade em força de vontade, tenacidade, memória e concentração.
* O Xadrez ensina a criança a avaliar as conseqüências dos seus atos , tornando-as mais prudentes e responsáveis. Também em pesquisas realizadas na Inglaterra, chegou-se à conclusão de que a concentração e a habilidade em formular e posteriormente concretizar planos no tabuleiro contribui significativamente para a tomada de decisões e execução das mesmas no jogo muito mais importante, que é o jogo da vida.

No caso das crianças e jovens, o Xadrez estimula o desenvolvimento intelectual; no caso dos adultos e idosos, o Xadrez contribui preservando por mais tempo a agilidade mental.

O valor educativo do xadrez
* a atenção e a concentração;
* o julgamento e o planejamento;
* a imaginação e a antecipação;
* a memória;
* a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
* o espírito de decisão e a coragem;
* a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
* a criatividade;
* a inteligência;
* a organização metódica do estudo;
* o interesse pelas línguas estrangeiras.
Fonte: http://www.xadrezreal.com.br


Benefícios do voleibol

Há diversas características em comum entre os atletas de vôlei que conseguem alcançar o sucesso dentro das quadras. Isso é resultado de uma boa disciplina e trabalho duro, além de habilidade, técnica, velocidade, bom preparo físico e uma boa alimentação. Fatores como a suplementação são geralmente esquecidos, porém, muito importantes.

Os atletas e praticantes de voleibol demandam de muita energia para os treinamentos, para poderem exercer um bom papel durante as partidas. Isso é algo comum para atletas de todos os esportes.

A rotina de exercícios físicos, treinamentos, exercícios cardiovasculares e anaeróbicos para preparar o jogador para desempenhar o seu melhor papel é bastante cansativa. Para isso, é preciso se alimentar muito bem e suprir a necessidade que seu corpo tem de todos os nutrientes básicos, para que você possa ter força muscular, resistência e um bom sistema imunológico, para suportar o ritmo de treinos e de jogos do esporte.

O guia de suplementos, a seguir, alcança essa demanda pelos nutrientes essenciais que o jogador de voleibol precisa para desempenhar seu melhor papel dentro das quadras.
Fonte:http://www.corpoperfeito.com.br


Os benefícios da Natação

A natação é uma técnica antiga em que muitas pessoas desconhecem todos os benefícios que ela oferece. Especialistas afirmam que começar a praticar ainda quando bebê, ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias.

É um esporte completo, pois mexe com toda a musculatura do corpo. Além disso, com a amortização do impacto dos movimentos físicos pela água, a probabilidade de sofrer uma lesão é praticamente nula.

Quem nada chega a perder aproximadamente 600 calorias por hora, enrijecendo os músculos e definindo a silhueta. A modalidade também melhora a respiração e a coordenação motora. Além de todos os benefícios físicos que oferece, a natação também relaxa a mente e ativa a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro.

E não podemos esquecer que também é um grande combatente do estresse, já que com a grande concentração exigida na hora da respiração e nos movimentos, faz com que você alivie as tensões e esqueça um pouco dos problemas do dia-a-dia.

Saiba um pouco mais sobre os estilos e seus benefícios:
Peito / Clássico: Os músculos mais exigidos nesse estilo são os peitorais e aqueles localizados na parte anterior da perna, entre o pé e o joelho (flexores tipiais).

Costas: Trabalha os músculos das costas, barriga, bumbum, peito e parte anterior das coxas.


Borboleta: É ótimo para fortalecer ombros e braços e exige uma ótima coordenação entre pernas e
braços.

Crawl: Ajuda na definição muscular das costas e braços.
É um estilo que permite que você nade por um longo período de tempo e com rapidez, favorecendo para
quem quer emagrecer.
Fonte: http://www.corpoperfeito.com.br


Benefícios do Jogo de Damas

O jogo de damas a primeira vista passa a impressão de que é muito parecido com o de xadrez. Mas não se engane que ele tem seus truques e pode ser uma maneira emocionante de estimular seu pequeno a aprender uma nova habilidade.

Este jogo usa o mesmo tabuleiro do jogo de xadrez, apenas as peças são diferentes. Você vai usar o mesmo tabuleiro com 64 casas, porém com 12 peças redondas brancas e 12 peças redondas pretas. O seu objetivo no Jogo de Damas é capturar a peça adversária antes que você seja capturada. É um jogo que estimula a estratégia.

Quem pratica damas tem benefícios na parte física e mental. Ele vai desenvolver a criatividade, concentração, disciplina e memorização.
Fonte: http://www.bigmae.com


Benefícios do Futsal

O futsal é um esporte genuinamente brasileiro que se espalhou pelo mundo e encontra cada vez mais adeptos entre homens e mulheres. Esse artigo apresenta os benefícios do futsal e os produtos que podem ser considerados grandes aliados dos jogadores. Praticantes de outras modalidades, como o basquete e o handebol, também podem aproveitar estas indicações. Elas são boas para todos os jogadores que necessitam de uma boa arrancada, uma boa impulsão, velocidade, força física e resistência muscular.

Torne-se um craque:
O futsal está crescendo pelo mundo, e não é à toa. Ele é similar ao futebol de campo (um sucesso mundial), mas não depende do clima (já que é realizado em quadras fechadas), precisa de menos espaço e de menos jogadores. Estas são algumas das vantagens que fazem com que seja bem mais fácil montar um time e manter uma regularidade de treinamento.

Além disso é um esporte que fortalece a saúde, propicia o ganho de força física, resistência cardiovascular e muscular, e ainda desenvolve panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen.

No futsal, o jogador precisa de muita habilidade porque o espaço reduzido da quadra exige dribles curtos e rápidos e, conseqüentemente, o perfeito domínio da bola. Nessas condições, o futsal se torna um excelente formador de estrelas: Zico, Rivelino, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Diego são alguns exemplos.

Outra distinção fundamental: o futsal exige passadas curtas que dependem de maior explosão muscular, enquanto as passadas longas típicas do futebol de campo precisam de mais resistência. Portanto o treinamento destes atletas são diferenciados. Percebe-se que embora o objetivo do futsal e do futebol de campo seja o mesmo, existe algumas diferenças.

Em comum, atletas das duas modalidades, profissionais ou amadores, precisam de treinamento aeróbio e anaeróbio, uma boa alimentação e suplementação.
Fonte: http://www.corpoperfeito.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário